quarta-feira, 19 de maio de 2010

Relatividade do ser humano

(Brevemente este texto será expandido com análizes de termos mais profundas)
O ser humano é relativo a Deus e ao mundo. É relativo a Deus, pois é estátua (צלמ tsélem Gn 1.26) deste, e se não houvesse Deus não existiria sua estátua, i.e., o ser humano, portanto, este necessita de Deus para ser. O ser humano é relativo ao mundo, pois é estátua de Deus, e esta necessita ser posta em algum lugar, deste modo, se não houvesse o mundo, não seria necessária a estátua de Deus, então, não seria necessário o ser humano. Assim, o ser humano é relativo a Deus e ao mundo. Feito por aquele para este, e por isto deve buscar a Deus e cuidar do mundo como a si mesmo. Pois este é sua moradia e seu trabalho (ser tsélem de Deus no mundo) e aquele é o seu Criador.

Com isto esclarecido, agora também pode ser vista a necessidade do ser humano de cuidar um do outro. O ser humano é feito como estátua de Deus e por isso, todos representam Deus na terra, e consequentemente, estes devem honrar e respeitar ao outro como sendo o próprio Deus na terra, não importando religião, etnia, classe social ou escolaridade, todo ser humano é estátua de Deus, ou seja, todos devem respeitar e ser respeitados como sendo o próprio Deus. (isto é concernente a dignidade humana, e não à salvação do ser humano)

--R.S. Zilse

Um comentário:

  1. tasélem, cara, to com raiva desta palavra, errei ela no ultimo exercício de hebraico... mas, tudo bem, não posso bani-la do mundo...

    ResponderExcluir